domingo, 28 de novembro de 2010

LUÍS DE CAMÕES

“O grande poeta do maneirismo português”

.

Veja esta página do Instituto Camões.

.

Camões e Miguel Ângelo

.

A grande figura iniciadora do maneirismo foi Miguel Ângelo (1475-1564). O que caracteriza a sua arte (escultura, arquitectura, pintura e poesia) e o seu pensamento é a sua insubordinação a tutelas, a sua rebeldia, a maneira pessoal (a terribilità) que lhes impunha.

Neste sentido, Camões (1525-1580) - que foi seu contemporâneo, embora 50 anos mais novo - aparenta-se com ele: não teve mecenas protectores que lhe limitassem a liberdade, era dado a grandes emoções e fúrias como o toscano, percorreu o caminho da sua vida entre pobreza, erros, humilhações e algumas glórias, em grande independência.

Foi um pensador que não pediu licença a ricos ou poderosos para exprimir a sua visão do mundo.

Leiam-se estes dois sonetos, que confirmam o vigor da sua originalidade:

.

O dia em que eu nasci moura e pereça,

Não o queira jamais o tempo dar.

Não torne mais ao mundo e, se tornar,

Eclipse nesse passo o sol padeça.

.

A luz lhe falte, o sol se lhe escureça;

Mostre o mundo sinais de se acabar;

Nasçam-lhe monstros, sangue chova o ar,

A mãe o próprio filho não conheça.

.

As pessoas, pasmadas de ignorantes,

As lágrimas no rosto, a cor perdida,

Cuidem que o mundo já se destruiu.

.

Ó gente temerosa, não te espantes,

Que este dia deitou ao mundo a vida

Mais desgraçada que jamais se viu!

.

.

Erros meus, má fortuna, amor ardente
Em minha perdição se conjuraram;

Os erros e a fortuna sobejaram,
Que para mim bastava o amor somente.
.
Tudo passei; mas tenho tão presente
A grande dor das cousas que passaram,
Que as magoadas iras me ensinaram
A não querer já nunca ser contente.
.
Errei todo o discurso de meus anos;
Dei causa que a Fortuna castigasse
As minhas mal fundadas esperanças.
.
De amor não vi senão breves enganos.
Oh, quem tanto pudesse que fartasse
Este meu duro génio de vinganças!

Estas atitudes de quem tão duramente, tão fundamente sente a dor dos desencontros da vida, dos passos dados em falso está nos antípodas da postura serena de áurea mediania, do equilíbrio postiço dos humanistas.
.
Imagem: Pietá (Nossa Senhora da Piedade, Basílica de S. Pedro) de Miguel Ângelo

Sem comentários:

Enviar um comentário