Requerimento
Ex.mo Sr. Director da Escola Secundária de xxxxxxxx
José Queirós da Costa, portador do Bilhete de Identidade número xxxxxxxxxx, do Arquivo Distrital da xxxxxxx, e residente na Rua da Alegria, número xxx, da cidade da Várzea de Cima, tendo frequentado o Curso Secundário na Escola que V. Ex.a dirige nos anos lectivos de 2000-2005, requer que se digne mandar passar-lhe o respectivo diploma de frequência e aproveitamento.
Pede deferimento.
Póvoa de Varzim, xxxxxx.
O requerente,
José Queirós da Costa
Relatório dum Exercício de Pontuação
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Introdução
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No dia 7 de Outubro de 2010, na aula de Português, a turma X do 10º ano fez um exercício de pontuação. Basicamente, consistia em devolver a um pequeno texto de Sobrei da História dos meus Pais?, a que fora retirada a pontuação e os parágrafos, a pontuação e os parágrafos de origem. O texto foi distribuído numa folha impressa que disponibilizava espaço para os alunos o copiarem corrigido.
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Desenvolvimento
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Cumprida a primeira etapa, a da cópia e correcção, as folhas foram recolhidas e redistribuídas aleatoriamente. Fora entretanto projectada uma cópia do mesmo texto com os parágrafos e a pontuação usados pela autora. Cabia agora a cada aluno contabilizar todas vezes que o seu colega acertou e todas discrepâncias que houvesse face ao original.
Os 27 alunos da turma não usaram o mesmo rigor. Assim, verificaram-se acertos e discrepâncias que, somados, davam totais muito diferentes: 29, 27, 42, 31, 20, 38, 39, 36, 28, 32, 20, 25, 34, etc., numa média que se aproximaria de 30.
Alguns números relativos aos acertos dos alunos, expressos em percentagem, são: 45, 51, 50, 61, 58, 56, 46, 52, 56, 50, 55, 60, 82, 42, etc. Isto dá uma média de aproximadamente 55%.
Considerando que quer na abertura de parágrafos quer no uso da vírgula, principalmente, não há regras muito estritas, convencionou-se que aluno que obtivesse cerca de 80% de acertos deveria ser considerado muito bom.
Ora só um aluno atingiu esse patamar.
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Conclusão
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Globalmente, pode-se dizer que o exercício correu bem e deu uma ideia muito alargada da situação da turma relativamente ao tema em causa.
Conclui-se também que o tema das regras da pontuação deve merecer séria atenção no futuro.
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