sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Acentuação e ortografia

.

Complete as frases abaixo com os verbos indicados, no pres. do ind., 3ª pessoa:

· As matérias aqui usadas _______ da Rússia. (provir)

· Os meteorologistas _________ hoje tempo ventoso. (prever)

· A tua dificuldade _________ duma decisão errada tomada há tempos. (provir)

.

Complete as frases abaixo com os verbos indicados e na forma verbal adequada ao contexto:

· Proponho que vocês _________ uma bela história. (contar)

· Aquelas latas ________ um líquido corrosivo. (conter)

· A mala _________ objectos antigos. (conter)

.

Pára/para

Corrija a acentuação nestas frases:

· Para aí, rapaz, que te podes aleijar! (parar)

· Vai para casa, que o teu irmão chamou.

.

Cor

Verifique a acentuação nestas frases:

· Ele sabe o poema de cor!

· Qual é a cor predominante na bandeira nacional?

.

Porto

Verifique a acentuação nestas frases:

· Eu porto-me bem nas aulas e em casa.

· O pai saiu há pouco para o Porto.

.

Pelo/pêlo/péla

Verifique e corrija, se for necessário, a acentuação nestas frases:

· Aquele urso tem o pelo branco.

· Quando ia pelo caminho velho, assustei-me.

· Esta sopa pela-me na boca.

· À tarde, vários homens e algumas mulheres jogavam ali à pela.

.

Pólo/polo

Corrija a acentuação nestas frases:

· A expedição ao Polo Norte acabou tragicamente.

· Na calote do Polo Sul o gelo derrete em ritmo acelerado.

· Polo sim, polo não, é por aqui que vou – rematou o tio Manel.

.

Complete as frases abaixo com os verbos indicados e na forma verbal adequada ao contexto:

Nós __________ ali os livros. (pôr, pres. do indicativo)

Ontem, eu o meu colega _________ um modo novo de abordar a situação. (propor, pret. perf. do indicativo)

A pequena _________ que se levassem as flores. (propor, no pret. imp. do indicativo)

Eles __________ de boas condições. (dispor, pret. perf. do indicativo)

Sem comentários:

Enviar um comentário